Educação

PROGRAMA PROJOVEM ADOLESCENTE

 Em 2011, participei de uma seleção e fui chamado para trabalhar no Programa Pro-Jovem Adolescente. Este programa de cunho federal, é administrado pela FASC (Fundação de Assistencial Social e Cidadania) de Porto Alegre, que terceiriza os contratos com ONG que prestam serviços sociais em regiões da cidade.

Este programa é similar a outros projetos como o ProJovem Urbano ou o ProJovem Trabalhador, mas estes são da esfera municipal. I ibjetivo deste programa é promover ao adolescente de 13 a 17 anos, um curso de orientação social e de capacitação ao mundo do trabalho. É voltado aos jovens que encontram-se em áreas de algum perigo social, …..

(em construção)

—– oOo —–

OFICINAS DE FOTOGRAFIA

No segundo semestre de 2006, comecei a frequentar as aulas de Laboratório de Processos Fotograficos, ministradas pelo Professor Achutti. Esta aula baseias-e na pesquisa e aprendizagem de técnicas antigas e alternativas de fotografia, todas originadas no sec XIX, anterior a fotografia em papel e negativo de fabricação industrial.

Com as técnicas aprendidas nesta disciplina, e junto com um amigo e colega Adalberto Porto Alegre, comecei a participar em 2008 como ministrante de  uma Oficina de Fotografia Alternativa para Professores e Publico em Geral. Esta oficina ja foi ministrada anos anteriores por outras pessoas, no Laboratório de Foto da Casa de Cultura Mario Quintana.

Inicialemente realizamos esta oficina na feira do livro de esteio, em maio de 2008. Esta oficina foi livre e qualquer pessoa poderia realizar um fotograma com a técnica de Cianotipia e revelar na hora.

Oficina em Esteio - Maio de 2008

Oficina em Esteio – Maio de 2008

Posteriormente realizamos a Oficina de Fotografia p/ Professores, aberta também ao público em geral (, para fotógrafos, interessados em fotografia e curiosos)  no Museu de Comunicação Hipólito José da Costa (Rua dos Andradas, 959, Centro, Porto Alegre, RS) e Casa de Cultura mario Quintana ((Rua dos Andradas, 736, Centro, Porto Alegre, RS)

Esta foi a 4ª edição da Oficina de Fotografia p/ Professores, realizada anualmente desde 2005 na Casa de Cultura Mario Quintana. Porém, essa foi a primeira vez que a oficina também foi realizada no Museu de Comunicação. O objetivo da oficina é difundir práticas fotográficas de baixo custo que podem ser utilizadas em sala de aula, como:

– Construir um visor que simula a formação da imagem no interior da câmera fotográfica; Confeccionar e fotografar com pinhole (câmera de lata); Produzir fotogramas em através de três técnicas diferentes; Descobrir a técnica da cianotipia e Marrom de Vandyck; Foto-teatro – Capacitação em uma dinâmica de aplicação da fotografia digital em sala de aula, excelente para desenvolver qualquer tipo de conteúdo;

Todos os participantes ganharam material didático e um kit para seguir produzindo cianotipias.

Eis algumas imagens das Oficinas:

Oficina de Fotografia Alternativa - Casa de Cultura Mario Quintana e Museu de comunicação - 2008

Oficina de Fotografia Alternativa – Casa de Cultura Mario Quintana e Museu de comunicação – 2008

Oficina de Fotografia Alternativa - Casa de Cultura Mario Quintana e Museu de comunicação - 2008

Oficina de Fotografia Alternativa – Casa de Cultura Mario Quintana e Museu de comunicação – 2008

Oficina de Fotografia Alternativa - Casa de Cultura Mario Quintana e Museu de comunicação - 2008

Oficina de Fotografia Alternativa – Casa de Cultura Mario Quintana e Museu de comunicação – 2008

Ao mesmo tempo o grupo se organizaou diversas vezes para realizar exposições (ver blog do Espirito dos Sais) em diversos lugares e eventos. Mais recentemente o grupo foi convidado por um coletivo do RJ para realizar oficinas e palestras através do edital Rede Nacional 2013 da FUNARTE (Fundação Nacional das Artes) nos estados do Acre, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

21018_4023096075140_1562674782_n

—– oOo —–

OFICINAS DE SERIGRAFIA

 (em construção)

– Impressão sobre tecidos e camisetas (claros e escuros); Gravação de matrizes serigráficas;
– Técnicas de registro para impressão em mais de uma cor;
– Gravação de matrizes para impressões com mais de uma cor; Serigrafia artística (monotipias serigráficas);
– Limpeza e conservação de materiais e equipamentos.

—– oOo —–

MONITORIAS

GRAVURA (2006/2009) – A monitoria do Atelier de Gravura surgiu como alternativa para o desenvolvimento das atividades dos alunos nas disciplinas de Introdução à Gravura ministrada pela Profª Maria Lúcia Cattani, Gravura em Metal, ministrada pela Profª Maristela Salvatori e Xilogravura, ministrada pelo Profº Hélio Fervenza. Devido ao grande número de alunos em relação ao tamanho da sala e condições de trabalho (apenas uma prensa, poucos rolos de entintagem, poucas mesas de trabalho, etc.) procura-se disponibilizar a sala de gravura em outros horários que não sejam os da disciplina. Assim são proporcionados horários alternativos para os alunos que queiram desenvolve trabalho em períodos que o atelier está sem aulas.

Resumo de atividades desenvolvidas durante a monitoria:

– Organização do Atelier: organização dos armários; contatos com fornecedores de materiais; orçamentos de materiais.

– Estudo e assessoria aos equipamentos do Atelier: aprendizagem sobre os equipamentos existentes no atelier; manutenção e organização sala.

 – Monitoria junto aos alunos: acompanhamento na entintagem das imagens; acompanhamento na impressão das imagens; acompanhamento na utilização dos equipamentos; acompanhamento na limpeza dos matériais e equipamentos;

FOTOGRAFIA (2011 – 2013) – A monitoria da discilpina de Laboratório de Processos Fotograficos, ministrada pelo Profº Luiz Eduardo Robinson Achutti auxilia o desenvolvimento das atividades dos alunos inscritos  na disciplina. O grande número de alunos em relação ao tamanho da sala e condições de trabalho, procura-se auxiliar nas atividades e acompanhar os alunos na sala de aula.

Resumo de atividades desenvolvidas durante a monitoria:

– Organização da Sala: organização dos equipamentos e materiais necessário, cuidados e limpeza do ambiente.

– Estudo e assessoria aos equipamentos da sala: aprendizagem sobre as técncias e processos de produção de imagens; manutenção e organização sala.

– Monitoria junto aos alunos: acompanhamento na produção das imagens; acompanhamento na utilização dos equipamentos; acompanhamento na limpeza dos matériais e equipamentos da sala;

—– oOo —–

MEDIAÇÃO

O trabalho de mediação ao qual me dediquei foram durante a 5ª Bienal do Mercosul (2005), a uma exposição no Museu da UFRGS (2006) e a 7ª Bienal do Mercosul (2009). Neste períodos de mediação, o trabalho se resumia em receber as turmas de colégios e faculdades (agendadas) e o público em geral (espontâneo). Nos dois primeiros trabalhos houve um curso de capacitação e preparação ao ofício de mediação. Somente para a 7ª edição da bienal que acabei realizando o trabalho sem os cursos preparatórios devido a falta ou a desistência de outros mediadores.

As mediações resumiam-se, basicamente a uma visita guiada com uma turma que variava entre 15 até mesmo 40 alunos que visitavam a bienal através do agendamento com as escolas pelo projeto educativo da Fundação Bienal do Mercosul. Estas turmas eram bastantes heterogêneas e variavam entre escolas públicas e privadas, abrangendo todo o ensino, desde o infantil até o ensino superior.

Estas visitas que duravam em torno de 1h20min em média durante um percurso/roteiro que era estabelecido pelas obras contidas neste roteiro e ele variava de acordo o interesse que o grupo apresentava sobre uma temática, um artista ou obras específicas. Assim, cada visita de cada grupo configurava um caminho diferente, criando e cruzando conversas e pensamentos  singulares em cima dos trabalhos artísticos da mostra e, com isso, reconfigurando e aprimorando novos pensamentos crítico sobre a arte contemporânea.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Educação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s