2007-2008
“Aurora: As relações da memória” é o titulo do meu projeto de graduação em artes visuais/fotografia (2008/2). Ele consta da investigação, inserção num espaço específico (neste caso, um sebo de livros, em Porto Alegre, chamado Aurora) e o registro fotográfico deste espaço. O sebo Aurora, em comparação aos demais sebos, apresenta ao visitante um ambiente muito peculiar na sua organização e estrutura, com reentrâncias e iluminações específicas e, por vezes, sublimes.
Sebos são lugares onde, hoje, “persiste” o comércio de livros usados. Entretanto, nestes, também persistem as memórias particulares. A constatação do papel que os livros ali representam, e que estão neste espaço, é o mote deste projeto/pesquisa.
Os livros em um sebo são como pontos partida e chegada de uma memória particular. Eles fizeram (ou podem fazer ainda) parte das memórias dos seus leitores, mas, por algum motivo, não são mais necessários como objetos, não sendo mais desejáveis aos seus antigos donos. No entanto, estes mesmos livros poderão se tornar desejáveis. Descartados por uns, se tornarão necessários para outros.
A fotografia dos espaços internos do sebo Aurora e, principalmente, das lombadas dos livros e a apresentação de fragmentos deste universo num momento (a visita de um dia) específico. A distribuição/composição dos livros nas estantes e prateleiras e do registro fotográfico deste momento, que se altera a cada dia, colocando em exposição as relações desta coleção de memórias e livros, justaspostas e mescladas.

s/ título / da série “As Relações da Memória” / Fotografia Preto e Branco – Colorida C-Print / 2007-2008